O projeto “Língua afiada: letra e voz entre nós!” tem como eixo norteador das diversas sequências didáticas a temática pontos de vista. A decisão por trabalhar com esse tema se deve ao fato de que um dos pontos de sustentação desse projeto de docência é justamente fazer com que os alunos se apropriem da escrita (enquanto sistema simbólico que veicula discursos) e possam manipular textos e enunciados de forma cada vez mais autônoma, a ponto de construírem seus próprios discursos. Resumindo: um dos pontos de sustentação desse projeto é que os alunos sejam autores dos textos que elaboram.
No que diz respeito ao ensino de língua propriamente dito, o eixo norteador é o gênero textual conhecido como Paródia. A escolha por esse tipo de texto se deve ao fato de que uma de suas características é a modificação do conteúdo original de um texto consagrado, o que possibilita a construção de outros discursos, outros pontos de vista, sem perder os elementos externos que constituem o texto a que se remete, permitindo o cotejo. Basicamente, o trabalho com paródias será em cima de letras de música.
No que diz respeito ao ensino de língua propriamente dito, o eixo norteador é o gênero textual conhecido como Paródia. A escolha por esse tipo de texto se deve ao fato de que uma de suas características é a modificação do conteúdo original de um texto consagrado, o que possibilita a construção de outros discursos, outros pontos de vista, sem perder os elementos externos que constituem o texto a que se remete, permitindo o cotejo. Basicamente, o trabalho com paródias será em cima de letras de música.
Nenhum comentário:
Postar um comentário